sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Padrão de Beleza para o Sorriso


Vivemos um momento de exigência estética bastante elevada, em que a sociedade vem impondo alguns padrões de beleza, inclusive quando se trata de um sorriso bonito. 

Mas como definir um sorriso bonito? Vamos partir do princípio que o conceito de estética é bastante subjetivo, o que pode ser bonito para uns pode não agradar outros, e o dentista deve ter uma sensibilidade para entender o que agrada o seu paciente e então ajudá-lo com informações e possibilidades técnicas.

No entanto, um sorriso bonito não se resume apenas a ter todos os dentes na boca. Devemos levar em consideração o biotipo do indivíduo, o formato do rosto, a coloração dos dentes, a quantidade de gengiva que aparece durante o sorriso, qualidade e saúde gengival, tudo isso interagindo positivamente para se alcançar uma harmonia.

A Odontologia dispõe de técnicas variadas para a solução dos problemas estéticos dos pacientes. Podemos citar a ortodontia, o clareamento dental, as plásticas gengivais, facetas, lentes de contato, fragmentos cerâmicos, próteses sobre implante e restaurações em resina como alternativas de tratamento.

Além de todas essas possibilidades, a previsibilidade dos resultado através de um planejamento digital, ou ensaios restauradores conhecidos como mock-up, podem mostrar ao paciente como ficará o tratamento antes mesmo de iniciá-lo.

Essa é a Odontologia dos dias atuais, procure um profissional de sua confiança e utilize-a a seu favor!


Smile, Smile =)


terça-feira, 11 de outubro de 2016

Sua gengiva sagra com facilidade?




O sangramento gengival pode ser sinal de gengivite, estágio inicial da doença periodontal. A gengivite é causada pelo acúmulo de placa bacteriana e se não for tratada adequadamente pode progredir para estágios mais avançados, como a periodontite.
As bactérias presentes na placa irritam e inflamam o tecido gengival, causando dor, inchaço e sangramento. Então, se você começou a usar o fio dental e notou algum sangramento, a solução é continuar usando e isso deverá se resolver em poucos dias.

Existem casos de gengivite associada ao uso de determinados medicamentos, como também associada à gravidez. As gestantes passam por uma alteração hormonal brusca e podem sofrer com a gengivite gravídica, no entanto, para todos esses casos temos a mesma solução: remoção eficiente da placa bacteriana através da escovação adequada, uso frequente do fio dental e retornos regulares ao dentista.

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

DENTES BRANCOS, COMO CONSEGUIR?



Existem inúmeras formas de clarear os dentes e hoje o blog vai abordar uma dessas alternativas que é o clareamento dental caseiro com moldeiras. Se trata de uma forma prática, mas que requer muita cautela e possui indicações restritas. A vantagem desse tipo de clareamento é a conveniência de ser feito em casa, no entanto é preciso seguir à risca as recomendações do seu dentista para que seja alcançado o sucesso do procedimento.
As moldeiras servem de veículo para o produto que vai fazer o clareamento propriamente dito, e são confeccionadas de forma personalizada para cada paciente através de moldagem dos dentes e gengivas. 
O paciente vai depositar na moldeira uma pequena quantidade do produto e levá-la à boca pelo tempo indicado pelo dentista. O tempo de tratamento vai depender da análise feita pelo profissional que vai levar em consideração a concentração das manchas e a cor inicial dos dentes do paciente. Os resultados são percebidos na primeira semana de uso.
Durante o tratamento é preciso reduzir o consumo de alimentos e bebidas contendo corantes, como açaí, beterraba, chocolate, refrigerantes, café, chás, vinho tinto. E dependendo dos hábitos do paciente, é necessário um retoque de 6 em 6 meses.
Para pacientes que desejam um clareamento dental mais intenso, a associação do clareamento de consultório e do clareamento caseiro com moldeiras pode ser indicada.
Nos consultórios Oral-C nós seguimos um protocolo muito seguro para a combinação dessas duas técnicas, e antes mesmo de iniciar o tratamento, o paciente passa por uma fase de preparação, que chamamos tratamento pré-clareamento, com o objetivo de minimizar qualquer efeito colateral que o procedimento possa trazer.
Não é conveniente usar produtos para clareamento de forma indiscriminada, pois eles podem ser tóxicos e podem danificar os dentes se forem mal administrados. Essa supervisão e acompanhamento por um profissional de confiança é muito importante para que o tratamento seja eficiente, seguro e duradouro.

Smile Smile =)



segunda-feira, 3 de outubro de 2016

03 DE OUTUBRO - DIA MUNDIAL DO DENTISTA




Hoje comemora-se o dia mundial do dentista, e venho através do blog parabenizar todos os colegas, mas em especial, quero homenagear o meu cirurgião-dentista, sócio e marido, Dr Carlos Eugênio Monteiro Fernandes, profissional de capacidade intelectual diferenciada e o mais indispensável, na minha opinião, de uma abundante humanidade para com seus pacientes. Me espelho diariamente nos seus lindos atos... 

Também quero registrar minha grande admiração ao meu irmão Dr Lázaro Soares e às cunhadas Dra Wilma Abrantes e Dra Andreza Monteiro, como também ao concunhado Dr Antonely Vieira, são profissionais brilhantes e que se dedicam e se destacam em tudo o que se propõem a fazer, sou realmente fã de todos vocês!!! Parabéns!!!