segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Mascar chiclete diminui a sensibilidade pós clareamento



A sensibilidade dentária é um problema cada vez mais presente entre os pacientes, por isso se tornou pauta em nosso blog. Sua causa principal é a exposição da raiz dos dentes devido a retração gengival. A raiz não é recoberta pelo esmalte protetor, por isso que provar um sorvete ou tomar um golinho de chá quente torna-se uma experiência dolorosa para a pessoa com dentes sensíveis.

Uma dúvida comum entre os pacientes com sensibilidade é sobre a indicação ou não de clareamento dental. Esse questionamento é totalmente justificado pela busca aumentada por procedimentos estéticos para melhoria do sorriso. O paciente deseja um sorriso mais branco, mas fica preocupado com o aumento temporário da sensibilidade que o procedimento pode causar.

E aí vem a novidade!!!! 

Pesquisadores podem ter descoberto uma estratégia simples para reduzir a sensibilidade – mascar chicletes.


Em estudo publicado no British Dental Journal, 88 pacientes que tiveram seus dentes clareados foram distribuídos em três grupos: grupo dos que mascaram chiclete sem açúcar, grupo dos que mascaram chiclete sem açúcar com Recaldent (um produto baseado no leite que ajuda a fortalecer os dentes por liberar cálcio e fosfato para remineralizar o esmalte) e grupo dos que não usaram nada.

Em resultados que surpreenderam até mesmo os pesquisadores, pacientes que mascaram qualquer um dos tipos de chiclete sem açúcar experimentaram diminuição significativa na sensibilidade dental.

Os cientistas teorizam que o ato de mascar pode ter oferecido aos pacientes um benefício terapêutico, possivelmente por criar aumento do fluxo salivar para reduzir a sensibilidade ou até mesmo simplesmente por distrair a mente do paciente enquanto mastigava, e o agente remineralizador em um dos chicletes não foi significativamente melhor na dessensibilização dental.

Já existem condutas que nós dentistas utilizamos na tentativa de minimizar essa sensibilidade causada pelo clareamento, a principal é a indicação de cremes dentais com nitrato de potássio e flúor que promovem a formação de uma barreira de proteção.

Mais recentemente foram lançados no mercado aparelhos de clareamento que prometem reduzir esse efeito indesejado do procedimento, a técnica utiliza a luz violeta. Os consultórios Oral-C já dispõem desse aparelho que nos permite reunir a eficiência das outras técnicas e o conforto até então falho. Em outra oportunidade trarei mais detalhes sobre o assunto.






So Smile =)


4 comentários:

  1. Que novidade boa. Os pacientes vão adorar a recomendação pos clareamento de mascar chiclete. Essa minha ortodontista é Maravilhosa. Nessa eu confio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Micher, achei que os pacientes iriam mesmo adorar essa dica!!! Obrigada pela interação com o blog. Beijos!

      Excluir
  2. A luz violeta em clareamento dental tem mostrado ótimo resultado em pacientes com hipersensibilidade dentinária. O clareamento com luz violeta não causa dor dental.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente!!! Vou falar um pouco mais sobre ela (a luz violeta) em outra oportunidade. Obrigada pela interação com o blog. Beijos!

      Excluir