quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Gastrite e saúde bucal, entenda essa relação

É bem verdade que a gastrite pode surgir de vários fatores como má alimentação, consumo de bebidas alcoólicas e até em momentos de estresses ou ansiedade, mas a saúde da boca também pode interferir nisso.

O universo bucal é composto por milhares de bactérias, umas boas e outras ruins. Portanto, a gastrite pode ser influenciada ou até mesmo se manifestar por causa de uma saúde bucal deficiente.

O acúmulo de placa bacteriana ou tártaro, a  gengivite (sangramento gengival), a periodontite (mobilidade dentária) e saburra lingual concentram grande quantidade de bactérias ruins.

A ausência de dentes, próteses mal adaptadas e posições incorretas dos dentes também são intercorrências que causam muitas dificuldades durante a mastigação, tendo o aparecimento de gastrite e ulceras estomacais como consequência.

Quando não mastigamos os alimentos corretamente estamos sobrecarregando os órgãos ligados ao aparelho digestivo. A consequência imediata dessa agressão reflete diretamente na digestão incompleta, prejudicando a aquisição de nutrientes e comprometendo o crescimento muscular.

O gastroenterologista é o médico certo para você checar os primeiros sintomas do problema, entender como ele está surgindo e orientar no tratamento adequado.  Se houver relação com a saúde bucal, o tratamento deve ser multidisciplinar entre dentista e gastroenterologista.


O dentista, por sua vez, vai atuar na diminuição do foco bacteriano através de orientação de higiene bucal e na reabilitação através de próteses ou implantes dentários que vão substituir os dentes perdidos, devolver a boa oclusão e consequentemente, permitir uma correta mastigação. 

Então se você perdeu alguns dentes e nunca os substituiu, não tem uma higiene bucal exemplar e vem sentindo dores de estômago, azia, gazes abdominais, vômito ou refluxo, isso pode ser gastrite e seu dentista também deve participar do seu tratamento


Smile Smile =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário